terça-feira, 3 de agosto de 2010

Frases soltas


http://br.web.img3.acsta.net/r_640_600/b_1_d6d6d6/medias/nmedia/18/36/23/54/18817849.jpg
Li que Paulo Vanzolini, quando escreveu a música “volta por cima” quis colocar uma frase forte e imaginou:
“Reconhece a queda e não desanima...”; e só pra rimar (como diria o Aroldo, meu irmão) completou a frase com qualquer coisa que veio à cabeça:
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”
A música foi um sucesso, mas a frase que pegou foi a que foi posta por acaso (“Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”). (1)
Tenho aprendido a observar o que é dito em músicas e filmes e percebo que existem verdadeiras pérolas soltas ou perdidas neste meio. Coisas são ditas sem destaque algum e simplesmente ficam perdidas. Vou tentar lembrar algumas.

No filme “Os sem floresta”, quando os animais passam a cerca viva para conhecer o “progresso”, dá de cara com uma camioneta Jeep Cheroki e a tartaruga, não escondendo o espanto ao ver tão grande carro, pergunda ao guaxinim RJ (“guia” do passeio)”Nossa... O que é isto?” - E RJ responde que aquilo é um veículo. Então a tartaruga pergunta se cabem muitos humanos dentro daquele transporte; a resposta vem do guaxinim que meio encabulado diz:
Geralmente... um!”
Uma tremenda crítica social em tempos que se fala tanto em aquecimento global, uma demonstração de que não estamos fazendo muito. (2)

O colunista social cearense, Lúcio Brasileiro, na TV Jangadeiro, disse em uma das chamadas de seu programa dominical, virando-se para uma das câmeras:
“Câmera dois. Não confunda grosseria... com sinceridade”.
Alusão às pessoas que insiste em serem grosseiras usando a máscara da sinceridade (geralmente dizem ser sinceras e que falam o que pensam... Pura grosseria).

Para concluir, o pernambucano Acioly Neto, na música “A natureza das coisas” lindamente cantada por Flávio José, diz:
Se avexe não, amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada...”. (Avexe = Apresse)
Profundo, né? Eu diria que filosófico.
E disse ainda:
Se avexe não, que a burrinha da felicidade nunca se atrasa...”. (3)
Bom, esta da burrinha eu não entendi... (como foi que esta burrinha entrou na estória?)
Deve ser coisa de pernambucano, alguma expressão de lá a qual a origem desconheço. Talvez só outro de Pernambuco para esclarecer isto.
Abraço a todos. Valeu.

Nenhum comentário:


Tirinha do Snoop

Tirinhas do Zero

Tiras do Garfield